segunda-feira, 12 de abril de 2010

Mercado terá apenas espaço para açúcar diversificado de alto conteúdo tecnológico Andréia Moreno, da Redação

Reynaldo Chavez Rojas, consultor açucareiro internacional explica em artigo técnico publicado neste site, que o setor sucroalcooleiro necessita dos seguintes mitos: mito das mudanças: os alimentos estão escassos no mundo.

"Os países buscam a auto-suficiência, e logo, só haverá mercado para açúcares diversificados de alto conteúdo tecnológico. Precisamos mudar fazer hoje, melhor que ontem; amanhã, melhor que hoje".

Segundo ele, o novo surto de prosperidade será a tecnologia da "saúde", com melhor qualidade de vida, onde o setor sucroalcooleiro deve participar com produtos sadios com preço acessível. "A tecnologia mudou nossa vida, e mudou a cana de açúcar (produtividade, morfologia, cultivo, colheita, transporte, etc). Nada mais é como antes. É preciso adaptarse às novas exigências".

De acordo com o especialista, há um mito industrial com três classes de usinas. "Primeira classe: tradicionais, antigas. Segunda classe: emergentes ou destilarias de álcool que passaram a fabricar açúcar. Terceira classe: destilarias de álcool, com potencial para fabricar açúcar. Todas têm excelentes sistemas de extração de açúcar e geração de energia elétrica, mas os processos de fabricação de açúcar não estão otimizados", frisa.

Nenhum comentário: