segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tecnologia para aumentar os lucros é simples

O setor sucroalcooleiro necessita dos seguintes mitos: mito das mudanças: os alimentos estão escassos no mundo. Os países buscam a auto-suficiência, e, logo, só haverá mercado para açúcares diversificados de alto conteúdo tecnológico. Precisamos mudar "fazer hoje, melhor que ontem; amanhã, melhor que hoje". Mudanças sempre existiram. Cada surto de prosperidade teve sua recessão. O último foi a "informática", que trouxe conhecimento, mas, também, problemas. O novo surto de prosperidade será a tecnologia da "saúde", com melhor qualidade de vida, onde o Setor Sucroalcooleiro deve participar com produtos sadios com preço acessível. Mito agrícola: a tecnologia mudou nossa vida, e mudou a cana de açúcar (produtividade, morfologia, cultivo, colheita, transporte, etc). Nada mais é como antes. É preciso adaptarse às novas exigências.

Mito industrial: temos três classes de usinas.
Primeira classe: tradicionais, antigas.
Segunda classe: emergentes ou destilarias de álcool que passaram a fabricar açúcar. Terceira classe: destilarias de álcool, com potencial para fabricar açúcar. Todas têm excelentes sistemas de extração de açúcar e geração de energia elétrica, mas os processos de fabricação de açúcar não estão otimizados.
A Primeira pode otimizar-se utilizando as tecnologias alternativas.
A Segunda é mais difícil de otimizar, pois é cópia incorreta da primeira classe, com conceitos técnicos sem engenharia açucareira. Mas, pode-se melhorar, utilizando tecnologias alternativas.
A Terceira é a mais favorecida e pode tornar-se uma fábrica de açúcar ideal, flexível, de preço acessível "certo" que o cliente pode pagar. Não se pode cair nas armadilhas da "Teoria do Caos", onde um simples erro pode causar danos irreparáveis. Por isso, esta proposta tem base em minha larga experiência Sucroalcooleira, no Brasil e no exterior. Com muita pesquisa literária, muitos diagnósticos industriais, objetivando reduzir custos e melhorar a qualidade do açúcar. Verifiquei também que, quando melhora a usina de açúcar, melhora a destilaria de álcool.

Dizem que saber bastante pode ser pouco.
É preciso saber fazer, estas estratégias:
1) Tratamento e purificação de caldo: Com tecnologia alternativa, os caldos limpos, de alta pureza produzem somente açúcar cristal especial, de cor 100 Icumsa.
2) Cristalização de açúcar: Com processo unitário adequado produz cristais de abertura média uniforme, ou seja, AM/CV com cozimentos eficientes. Estas estratégias alcançam os seguintes lucros adicionais: Mito da informação: no mundo contemporâneo, as diferenças fazem a diferença. Mas, como fazer essa diferença, sem criar novos problemas?É preciso senso crítico minucioso, para ver como funcionam as economias e as necessidades dos mercados.

Reynaldo Chavez Rojas é Consultor Açucareiro Internacional

Nenhum comentário: