segunda-feira, 12 de abril de 2010

O que e Tecnologia Alternativa? Parte 1

O setor sucroalcooleiro e líder mundial na produção e exportação de grande volume de commodities açúcar e álcool, mesmo assim necessita de mudanças estruturais nas bases técnicas e cientificas para manter sua liderança.

MUDANÇAS DE HÁBITOS: O Protocolo de Kyoto tem acelerado as exigências para reduzir o efeito estufa. Nesse desafio, está nascendo uma nova visão com enfoque para valorizar os produtos e subprodutos, buscando aumento dos lucros.

Com as mudanças, cresce a lista de subprodutos aproveitáveis mas, sem o aproveitamento de resíduos químicos que, hoje, são descartados. Os resíduos químicos são substâncias das quais a indústria se desfaz ou tem intenção de se desfazer, sem agredir o meio ambiente. Porém, quando falam em meio ambiente, as empresas imediatamente pensam em custo adicional. Dessa maneira passam despercebidas as oportunidades de aumentar os lucros, como mostra o ESQUEMA GERAL- TECNOLOGIA PARA ELIMINAR CUSTOS DE PRODUTOS QUÍMICOS. Para implantar facilmente nas refinarias onde já existe processo “clarificador” e “filtro” de pressão, vinculados aos seguintes fatores:

OBJETIVOS: Fabricar açúcar refinado de baixo custo de produção.
O QUE FAZER: Implantar o ESQUEMA GERAL com capacidade de 80% de descoloração Onde entra calda de açúcar de cor 300 Icumsa e sae com 60 Icumsa. Qualidade que economiza vapor, água, eletricidade, e desativa sofisticações.

- Implantar o co-processador que transforma resíduos químicos em adubo fertilizante.

O QUE GANHAMOS?

NA QUALIDADE: Passar a fabricar açúcar refinado sem custos de produtos químicos.

NA PRODUTIVIDADE: Passar a fabricar açúcar refinado com altas eficiências no setor de cozimentos, para aumentar 15 % na produção.

NOS PRODUTOS QUÍMICOS: Se eliminam os custos de produtos químicos, e o novo lucro serve para pagar equipamentos e demais melhorias de processos.
Obviamente, devem-se utilizar produtos adequados para fabricar adubo fertilizante com elementos essenciais à nutrição das plantas. Com alto material nitrogenado e Fosfato de Cálcio, onde o fósforo e o cálcio, participam do metabolismo vegetal, ajuda na respiração, reprodução celular, fotossíntese, comunicação genética, estimula o crescimento, Acelera a maturação, auxilia a absorção dos outros nutrientes, etc. Motivo por que o adubo orgânico e preferido, e custa mais que adubo químico, e mais que próprio açúcar de onde foi separado.

VISÃO DO AMANHÃ: Os laudos técnicos de minhas pesquisas mostram que já estamos no caminho onde vai existir poça diferencia entre os custos de fabricação de açúcar refinado e os custos de açúcar VHP. Eis a questão. Os que não se aprimoram para ser altamente eficiente, podem ser eliminados ou absorvidos.

Reynaldo Chavez Rojas, Consultor Açucareiro Internacional

Nenhum comentário: